Administração de Processos na Engenharia Civil

Reunião Geral da Gontijo Fundações.

Administração de Processos na Engenharia Civil

Administração de processos na engenharia civil para construir o sucesso com eficiência

Administração de processos na engenharia civil: Construindo o Sucesso com Eficiência

Segundo a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), a arte da administração parte de uma tomada de decisão (individual ou coletiva) acerca dos recursos à disposição. Se a caracterização do verbo administrar apoiar em outros da mesma classe, revela-se o planejar, organizar, dirigir e controlar. Nesse sentido, a construção desses elementos culminam em uma metodologia de gerenciamento capaz de firmar processos.

Os processos, independente do ramo de atuação de uma empresa, são fundamentais no cumprimento da cadeia de atividades: receber; agregar valor; gerar saídas e alcançar resultados. Segundo o consultor em gestão e escritor brasileiro Vicente Falconi, processos podem ser expressos como um desenrolar de “valores agregados que resulta em um produto final”. Dessa forma, a estruturação dos processos garante que resultados sejam alcançados e oportunidades de melhorias sejam identificadas.

Livro “O Verdadeiro Poder” de Vicente Falconi. Fonte: Apple Books, nos ajuda a entender Administração de processos na engenharia civil.
Imagem 1: Livro “O Verdadeiro Poder” de Vicente Falconi. Fonte: Apple Books

Gestão de processos

Analogamente, a Engenharia Civil, por sua natureza complexa e variada, exige um olhar atencioso à gestão de seus processos. Implementar uma administração de processos eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, desde o planejamento, passando pela execução até a entrega final. Na Gontijo Fundações, preservamos essas características a partir de uma equipe qualificada e atenta às técnicas e procedimentos. Com estrutura e organização capazes de deixar as atividades claras e transparentes. Essa última, no que lhe diz respeito, garante que todo o processo seja concebido e absorvido pelas equipes de colaboradores.

Entrada, desenvolvimento, saída: processos. Fonte: EUAX Consulting.
Imagem 2: Entrada, desenvolvimento, saída: processos. Fonte: EUAX Consulting.

A administração eficaz de processos por uma empresa resulta em uma organização meticulosa das atividades, que abrange desde as tarefas mais básicas até as mais complexas. Inicialmente, é fundamental estabelecer claramente as responsabilidades, os prazos e os fluxos de trabalho. Essa abordagem não apenas promove um gerenciamento de obras mais preciso e eficiente, como também impulsiona uma série de benefícios adicionais. Por consequência, observa-se não apenas um controle aprimorado do negócio, mas também uma significativa redução de custos. Além disso, há melhorias na qualidade e na produtividade, culminando na satisfação dos clientes

Conclusão

Portanto, a Administração de Processos é uma ferramenta essencial para o futuro da Engenharia Civil. Ao aliar a expertise técnica à gestão eficiente dos processos, podemos alcançar um novo patamar de sucesso, realizando serviços com mais qualidade, dentro do prazo e do orçamento, e com a máxima satisfação dos clientes. Em suma, essa é uma jornada contínua de aprendizado e aprimoramento, que demanda investimento em treinamentos, capacitações e ferramentas de gestão. Além disso, um sistemático controle da qualidade e a revalidação dos processos já estabelecidos.

Avante! Gontijo Fundações. Fonte: Acervo Gontijo Fundações.
Imagem 3: Avante! Gontijo Fundações. Fonte: Acervo Gontijo Fundações.

Compartilhar