Diário de Obra para o seu ambiente de trabalho

Diário de Obra para o seu ambiente de trabalho

Importância e Segurança

Na engenharia civil, quando o orçamento de uma obra é elaborado, um fator que pode mudar o rumo das negociações é o prazo de entrega do produto final. Para que as obras sigam o cronograma e seja entregue um produto de qualidade, com a devida segurança, é preciso planejamento. Mas como fazer esse monitoramento? A resposta pode ser simples: introduzir o Diário de Obra no cotidiano da operação.

Nesse texto você vai encontrar as premissas de como formular um Diário de Obra para o seu ambiente de trabalho, além de entender a sua importância dentro da gestão operacional da empresa, bem como a segurança jurídica que ele pode trazer.

Tudo bem, mas o que é o Diário de Obra?

O Diário de Obra é uma ferramenta de melhoria na gestão das atividades em execução, que, sendo no formato físico ou digital, conta com os registros dos acontecimentos no canteiro, do andamento da execução e de fatores imprevisíveis ou externos. Assim, ele se torna um documento que oferece uma perspectiva histórica da obra, além de auxiliar na análise perante o cronograma, além de servir como parâmetro, se necessário refazer o planejamento.

O Diário de Obras é tão importante assim?

O diário de obras é de suma importância para o setor de gestão, pois permite que fiquem registrados eventos significativos que podem impactar nos serviços prestados. A partir do devido registro de tais eventos, têm-se informações capazes de basear, caso necessário, novas conversas com os clientes, de modo a esclarecer eventuais cobranças adicionais, bem como para elucidar o motivo de desvios nos prazos originalmente contratados e/ou os motivos da baixa produtividade. O correto preenchimento do Diário de Obras, portanto, tem importância não apenas para a rotina da obra em si, mas também para evitar desentendimentos e para desenrolar negociações com os clientes, a partir da demonstração objetiva e correta dos acontecimentos documentados.

De tal modo, o registro dos detalhes, no Diário de Obras, durante o percurso de execução e, principalmente, o que não é comum à produção, pode ser usado como forma de proteção de ambas as partes, resguardando tanto o cliente como a empresa prestadora de serviços, de modo a manter uma relação produtiva e saudável entre ambas as partes.

Não bastasse isso, o diário de obras também é relevante sob o olhar das leis de segurança do trabalho, podendo ser solicitado, em casos de acidentes, para auxiliar nas perícias e/ou em processos de auditoria internos ou externos à empresa.

Estruturação do documento

A estrutura de um Diário de Obras pode variar de acordo com as necessidades da empresa e o tipo de serviço oferecido. Porém, é recomendado que exista um padrão de campos de preenchimento interno da empresa para uma melhor organização das informações.

O documento não precisa ter um formato formal ou extenso. O recomendado é que as perguntas sejam simples e diretas, mas que cubram todas as informações necessárias. Assim, os pontos mais comuns na estrutura de um Diário de Obra são:

  • Cabeçalho com dados da obra e do cliente: endereço, nome do contratante, data, etc;
  • Equipe: mão de obra presente e equipamentos utilizados no dia;
  • Atividades executadas no dia em relação ao planejado;
  • Imprevistos: condições climáticas, por exemplo;
  • Impedimento de frente de serviço e responsável: acidentes de trabalho, falta de insumos, falta de mão de obra auxiliar, falta de energia, dentre outros;
  • Campo para observações;
  • Assinatura de um responsável, cliente e/ou fiscal.

Como garantir o seu preenchimento

A mera existência de um documento padronizado e bem estruturado não é suficiente. Isto é, o serviço se torna em vão se este documento não for preenchido corretamente e se não existir um setor de gestão apto a receber os dados e a utilizá-los da melhor forma para a empresa. Desse modo, o diário de obras deve ser preenchido por profissionais capacitados. Tal capacitação não precisa ser referente apenas a engenheiros ou técnicos, mas também a outros líderes da equipe que podem receber treinamentos e orientações sobre como preencher corretamente os campos contidos no documento. Porém, em suma, é importante que apenas aqueles que estiveram envolvidos durante os serviços sejam nomeados para fazerem os registros, e o seu preenchimento pode ser adaptado ao tipo de caminho que a empresa segue, sendo físico ou por aplicativos e planilhas para otimização de serviços.

Já em relação ao setor de gestão qualificado, como esse não é o foco do presente texto, sugere-se, ao leitor interessado em se aprofundar um pouco mais no tema de gestão de qualidade, a leitura dos do textos “GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL” ou “GESTÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL”, presentes no blog da Gontijo Fundações.

Por fim, vale destacar, que o diário de obras não deve ser visto como uma tarefa tediosa diária, mas como um complemento à entrega de serviço de qualidade.  Pense sempre que os resultados podem chegar de diferentes formas e que o reconhecimento por uma gestão de qualidade só faz a empresa voar ainda mais alto!

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