PRÉ – MOLDADAS

 

Constituídas por elementos pré moldados (de concreto ou métalicos) que são cravados no terreno por meio de bate-estacas com martelo em queda livre. 

 

No caso de estacas pré-moldadas de concreto, o processo é indicado na execução de fundações que devam atravessar solos muito moles, de elevadas permeabilidades e submersos.

As estacas metálicas têm a possibilidade de cravação em solos de difícil transposição e possuem altas resistências à esforços de tração e flexão.

As estacas cravadas apresentam outras vantagens como um excelente controle de qualidade e a possibilidade de alcançar comprimentos elevados. 

 

 

 

FRANKI

A Estaca tipo Franki é uma estaca de concreto moldada in loco. 

Sua execução se dá pela cravação de um tubo de revestimento no solo, preenchido por brita e areia. As sucessivas quedas de um pilão, que podem chegar até 5 metros de altura, fazem com que a mistura de brita e areia forme na parte inferior do tubo uma “bucha” estanque, fortemente comprimida contra as paredes do tubo.

Ao se bater inúmeras vezes com o pilão na “bucha”, a mesma arrasta o tubo e, assim, a água e o solo são impedidos de penetrar, obtendo ao longo da escavação absoluta estanqueidade.  estacas-cravadas-