Contenções em Estacas Escavadas

Contenções em Estacas Escavadas

Contenções em Estacas Escavadas

As contenções em estacas escavadas são estruturas projetadas para prover estabilidade contra a ruptura de maciços e evitar o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

A solução de contenção mediante a utilização de estacas escavadas mecanicamente com trado espiral, é executada através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões.O processo de execução consiste na perfuração até a cota desejada e o posterior lançamento do concreto a partir da boca da estaca com um funil de concretagem. Seu emprego fica restrito a terrenos acima do nível do lençol freático.

A etapa de terraplenagem de obras usualmente demanda execução de estruturas de contenção para sustentação de aterros ou cortes necessários ao nivelamento do terreno. Além disso, devido à limitação de espaço nos grandes centros urbanos, é comum se construir subsolos para aproveitamento de área disponível, o que gera a necessidade de execução de contenções.

A escolha da modalidade de contenção depende de diversos fatores como: limitação de espaço, condições do solo, custo, presença de água, vizinhança. Além disso, sua execução deve assegurar a integridade dos terrenos vizinhos. Por isso, é importante escolher uma empresa experiente e de qualidade para esse tipo de serviço.

A Gontijo Fundações possui experiência na execução de diversas soluções de contenções, oferecendo aos seus clientes a melhor solução possível, com segurança, solidez e qualidade.