Papel das investigações geotécnicas na prevenção das patologias em obra

Papel das investigações geotécnicas na prevenção das patologias em obra

Patologia é um termo bastante utilizado na área da saúde, mas não se restringe apenas às doenças do corpo humano. Na construção civil, o termo patologia é utilizado quando alguma etapa construtiva foi executada de forma incorreta ou algum material utilizado possui baixa qualidade, podendo causar, no futuro, o aparecimento de trincas, rachaduras, infiltrações, entre outras.

As investigações geotécnicas são fundamentais para evitarmos patologias futuras, como aconteceu na orla da cidade de Santos/SP, onde prédios construídos no início da década de 50 sofreram recalque diferencial, que ocorre quando um ponto da edificação se rebaixa mais que o outro. Isso ocorreu por esses prédios estarem apoiados sobre uma camada superficial de argila mole, ocasionando, como consequência, um desalinhamento e desaprumo, fenômeno que pode ser percebido visualmente.

O recalque diferencial causa patologias, que geram danos nas estruturas das edificações, além de dor de cabeça aos moradores, que precisam se mudar, em alguns casos, ou investir dinheiro na solução das anomalias. No caso de Santos/SP, para consertar o desaprumo, foi estimado um valor de R$ 1,5 milhões por edifício, sendo que foram detectadas patologias de recalque diferencial em 65 edificações. Muitos moradores desistiram do conserto, optando pela venda. O recalque diferencial causou uma desvalorização nos imóveis da região de até 75%. É importante lembrar que todo solo sofre recalque quando submetido a novas cargas; o problema é justamente quando um lado recalca mais do que o outro.

A torre de Pisa, na Itália, é outro exemplo, mundialmente conhecido, de patologia nas fundações, onde houve um recalque diferencial significativo e facilmente percebido por qualquer leigo a quilômetros de distância da construção.

Por isso a importância das investigações geotécnicas. Elas são imprescindíveis para ter conhecimento sobre o comportamento dos solos e das rochas que compõem a região onde será executada a obra, para a escolha da fundação mais adequada, além dos insumos corretos, como armação e concreto. A sondagem do solo desempenha um papel fundamental nas investigações geotécnicas; com ela, podemos identificar: a morfologia das diferentes camadas presentes no solo, o nível do lençol freático (caso exista) e a resistência do solo à penetração.

As investigações geotécnicas não se limitam apenas em conhecer o comportamento dos solos. É importante também que seja feito um acompanhamento das etapas de execução para verificar como o solo está se comportando. Caso não esteja conforme o esperado, medidas devem ser tomadas para serem evitados problemas de patologias futuras, sendo essas: mudanças no cronograma de execução, no projeto ou até mesmo no tipo de fundação. O acompanhamento geotécnico não se limita apenas ao período de execução da obra, o acompanhamento pós-obra é tão importante quanto a etapa executiva. Os monitoramentos devem ser feitos periodicamente por uma equipe especializada, uma vez que, assim como em outras áreas, os profissionais da construção civil podem não ter o conhecimento geotécnico específico, sendo sempre importante trocar informações e experiências para que todo o processo de monitoramento ocorra da melhor forma.

Todos os problemas relacionados a patologias podem ser evitados se todas as etapas forem respeitadas e executadas da maneira correta.  Muito mais que o aspecto danificado das edificações, os procedimentos de inspeções podem evitar que desastres com vítimas ocorram, visto que é possível identificar a causa do problema e agir de forma eficaz. A tecnologia é uma grande aliada das investigações geotécnicas. Através dela, monitoramentos em tempo real são possíveis para acompanhar o desempenho das edificações através de gráficos e relatórios.

Seguindo todas as recomendações, é ainda importante ressaltar que cada tipo de solo possui suas características e especificações. Por isso, os métodos utilizados para prevenção de patologias nem sempre serão os mesmos, ainda que o solo seja de uma mesma região.

Compartilhar