Gontijo Fundações apoia projeto inovador de pesquisa para ensaios de prova de carga estática

Notícia

Gontijo Fundações apoia projeto inovador de pesquisa para ensaios de prova de carga estática

A Gontijo Fundações participou de um projeto de pesquisa inovador para aprimorar uma modalidade de ensaio de prova de carga estática em estacas, conhecida como Ensaio Bidirecional. A empresa cedeu equipamentos, material e espaço para a construção de uma estaca teste, utilizada durante as pesquisas da empresa Geoteste, referência nacional em testes geotécnicos. Com o suporte técnico e logístico oferecido pela Gontijo Fundações, a Geoteste, ao longo de 3 meses, explorou e desenvolveu o seu projeto de pesquisa cujos frutos serão disponibilizados ao mercado nos próximos meses.

Para o Diretor da Geoteste, o Eng. Civil Alexandre Henriques, “a Gontijo Fundações foi uma parceria essencial neste experimento, pois este tipo de projeto de inovação, pela magnitude, envolve custos relevantes e maquinário específico para a execução das estacas”. Com o aprimoramento desse ensaio, a Geoteste passa a dominar a tecnologia bidirecional a custos mais acessíveis, se colocando em uma posição de vanguarda em testes geotécnicos. “Apenas 5 empresas brasileiras dominam essa tecnologia, e a Geoteste é uma delas, porém, os custos de execução desta modalidade ainda são expressivos, viabilizando a utilização apenas em projetos de grande porte. Após a conclusão deste projeto, disponibilizaremos ao mercado uma solução mais econômica que viabilizará a contratação por projetos de médio porte. Sem dúvidas, uma grande conquista para o setor.” Pontuou Alexandre.

Conheça mais sobre o Ensaio de Prova de Carga Estática Bidirecional

O ensaio de carga compressiva axial bidirecional fornece medições precisas e distintas do cisalhamento lateral mobilizado acima de um conjunto de macaco embutido e do deslocamento da ponta da estaca, juntamente com qualquer cisalhamento lateral mobilizado abaixo dela. A capacidade máxima mobilizada da estaca equivale a duas vezes a carga máxima aplicada pelo macaco hidráulico durante o teste. Além disso, os resultados dos ensaios oferecem informações cruciais para avaliar a distribuição da resistência ao atrito lateral ao longo da estaca, a quantidade de suporte final mobilizada no fundo da estaca e o comportamento de deflexão de carga a longo prazo.

A carga máxima de teste especificada deve ser determinada em conformidade com os resultados desejados pelo projetista de fundações. No caso de estacas permanentes em projetos, o projetista pode restringir a compressão axial bidirecional para medir o movimento da estaca sob uma carga predeterminada, confirmando assim a capacidade aceitável da estaca e seu deslocamento como parte do programa de controle ou garantia de qualidade.

Ensaio de Prova de Carga Estática Bidirecional realizado em parceria com a empresa Gontijo Fundações.

Foto: A Prova de Carga Estática Bidirecional envolve tecnologia de ponta. O método dispensa a mobilização de perfis metálicos, bem como elimina o uso tirantes e estacas de reação.

Diferenciais do Ensaio Bidirecional

Ensaios que buscam mobilizar completamente a capacidade de compressão axial da estaca de teste podem permitir ao engenheiro otimizar a eficiência da estaca, reduzindo seu comprimento, a quantidade ou o tamanho do estaqueamento, resultando em uma economia de custos.

Compartilhar