Solidariedade em Ação: Gontijo Fundações Mobiliza Doadores e Impulsiona Estoque de Sangue

Notícia

Solidariedade em Ação: Gontijo Fundações Mobiliza Doadores e Impulsiona Estoque de Sangue

Solidariedade em Ação: Gontijo Fundações mobiliza doadores de Sangue

Foto: Voluntários da Gontijo Fundações reunidos na Fundação Hemoninas.

Parceria com a Fundação Hemominas reflete o compromisso da empresa com a saúde comunitária durante período crítico de férias e festividades.

Em uma demonstração de compromisso social a Gontijo Fundações mobiliza doadores de sangue em parceria com a Fundação Hemominas. A empresa líder no setor de engenharia de fundações e contenções, começou o ano com a iniciativa de sensibilizar os colaboradores e toda a sociedade sobre a importância da doação de sangue para manter os estoques dos hemocentros em níveis adequados, principalmente neste período de férias e festividades. Os funcionários da empresa voluntariaram-se para doar sangue e contribuir com a causa. A empresa disponibilizou transporte para levá-los até o centro de coleta e, em parceria com profissionais da Fundação Hemominas, garantiu a segurança e o bem-estar dos doadores.

A Gerente Comercial da Gontijo Fundações, Maria Tereza Mota, destacou a importância da campanha: “A Gontijo Fundações mobiliza doadores de sangue por que entende que é preciso se preocupar com as comunidades onde atua. Pensando nisso, esse tipo de ação reforça o nosso compromisso em gerar bem-estar e crescimento sustentável para toda a sociedade”, afirma.

Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Esse número se multiplica com campanhas como essa, alavancando os estoques e permitindo o tratamento de mais pacientes, é o que diz Nivaldo Junior, assessor de captação e cadastro da Fundação Hemominas.

“Vivemos um momento em que as pessoas estão com mais dificuldades para ir até as unidades da Hemominas, e quando instituições como a Gontijo Fundações facilitam esse acesso, mobilizando grupos de doadores para comparecerem a uma de nossas unidades, estão nos ajudando de forma muito efetiva. É um gesto muito nobre da empresa e ficamos muito agradecidos, pois, dessa forma, muitos pacientes serão beneficiados com as doações de sangue obtidas com tal iniciativa”, pontua.

Ainda conforme o assessor, o período de festas aumenta consideravelmente a procura por sangue, e a mobilização especial para atender a todos os casos de emergência e tratamento sempre é necessária. “O início de ano é um período em que temos uma baixa no comparecimento dos doadores. Além de ser período de férias, infelizmente ocorrem muitos acidentes nas estradas, o que faz aumentar a demanda por sangue. Sem contar os próprios pacientes hematológicos atendidos nas unidades da Hemominas em todo o estado que dependem de transfusões constantes para sobreviverem. Por isso, quando as empresas/organizações se mobilizam e se unem à causa da doação, principalmente nestes períodos, estão contribuindo enormemente para a manutenção e equilíbrio dos nossos estoques”, finaliza.

Experiência dos colaboradores

Para os colaboradores que participaram da doação coletiva, a campanha foi uma oportunidade perfeita para realizar uma ação positiva e transformadora. A Técnica administrativa Graziele Otoni diz que já teve a intenção de doar, mas faltava um momento oportuno. “Já havia algum tempo que gostaria de realizar uma ação como essa, mas devido a alguns receios, fui adiando. Ter realizado recentemente foi uma sensação única e incrível, um procedimento muito cuidadoso que traz bastante segurança aos envolvidos, além disso, ter consciência de que uma atitude como essa pode salvar vidas.”

Para Aretha Paiva, Assistente Administrativo, a segurança no processo repassada pela equipe da Fundação Hemominas foi crucial para a experiência positiva com a doação. “Eu nunca tinha doado sangue e tinha certo receio do processo. No entanto, foi mais tranquilo do que eu imaginava. A enfermeira responsável pela coleta explicou todo o procedimento de forma detalhada e foi super atenciosa.”

Colaboradores da Gontijo Fundações mobilizados para doaren sangue na Fundação Hemominas.

Foto: Gontijo Fundações. À esquerda, Graziele Otoni, durante a doação de sangue. À direita, Aretha Paiva, feliz ao término da sua doação.

Como doar sangue em cada estado da federação

Se você, assim como o time da Gontijo Fundações, deseja ser um doador, a coleta de sangue nas cinco regiões do Brasil é realizada por meio dos hemocentros. Cada estado possui sua política de agendamentos e postos de doação distribuídos regionalmente. Acesse o portal da Secretaria de Saúde do seu estado ou vá ao centro de saúde mais próximo da sua casa e informe-se sobre o local e procedimentos para doação.

Critérios Básicos para a doação:
  • Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Para mais informações sobre a Política Nacional de Sangue, acesse o portal do Ministério da Saúde.

Compartilhar