Foto: Engenheiro recebe os estudantes no canteiro de obras, no bairro Anchieta, BH-MG; onde são executadas estacas na modalidade hélice continua monitorada.
No dia 05 de setembro de 2023, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) teve a oportunidade de vivenciar o dinamismo e os desafios do setor da construção civil. A visita técnica ao canteiro de obras faz parte do conteúdo programático da disciplina “Tecnologia das Edificações I”.
Durante toda a manhã, os alunos acompanharam as etapas de fundação e contenção de uma construção residencial, localizada em Belo Horizonte – MG, puderam conversar com os profissionais em campo e tirar dúvidas. Para a aluna Isadora Araújo, do 7° período, a visita aliou a prática à teoria: “É sempre bom e didático ver na prática o que a gente aprende em sala. O canteiro é organizado e a equipe foi muito solícita. Achei a visita realmente interessante”, afirmou.
Foto: Isadora Araújo, estudante de engenharia, em visita ao canteiro de obras. Ao fundo, cortina de contenção executada pela Gontijo Fundações.
Para o estudante João Pedro, o destaque foram as soluções usadas para a construção e organização do canteiro. “Tivemos a oportunidade de conhecer técnicas de construção de estacas, sapatas, escavação e concretagem. Presenciamos algumas dificuldades pertinentes à área, como a questão de espaço, e como elas foram solucionadas”, pontuou.
A visita dos estudantes de Engenharia Civil da UFMG ao canteiro de obras da Gontijo Fundações certamente deixou uma impressão duradoura e enriquecedora, reforçando a importância da colaboração entre a academia e o mercado, para o desenvolvimento da engenharia civil.
A Obra
A obra que os estudantes visitaram é um empreendimento residencial de alto luxo com 19 pavimentos. O prédio terá lazer completo, incluindo piscina, sauna dentre outros diferenciais.
Para este empreendimento, a fundação escolhida precisava ser robusta. Optou-se pela modalidade hélice contínua monitorada de grande porte, pois seria necessário ultrapassar camadas de pedregulhos do solo. No projeto executivo de fundações, foram previstas 124 estacas com profundidade máxima de 20 metros e diâmetro máximo de 80 centímetros.