Hélice Contínua Monitorada

Hélice Contínua Monitorada

Equipamentos de grande porte, modernos e versáteis, que possibilitam execução de estacas profundas em terrenos com características diversas e com elevado controle tecnológico por meio do sistema de monitoramento interno.

1. Posicionamento do Equipamento

O equipamento é posicionado no local previamente alocado em campo, garantindo o correto alinhamento e nivelamento.

2. Perfuração da Estaca

A perfuração é iniciada com o avanço contínuo da haste helicoidal no solo, sem remoção do material, garantindo a estabilidade das paredes do furo. O processo de escavação segue até atingir a profundidade projetada, respeitando as condições do solo e a especificação técnica. Para evitar a contaminação do trado com solo, uma tampa metálica é mantida no fundo do trado durante a escavação.

3. Injeção do Concreto

Ao atingir a profundidade determinada em projeto, a tampa no final do trado se abre, iniciando a injeção do concreto bombeado pela haste central da hélice. Simultaneamente, o trado é retirado progressivamente, evitando o desconfinamento das paredes laterais do furo. O concreto é aplicado sob pressão controlada e monitorada pelo computador, garantindo o preenchimento completo do furo e a integridade da estaca.

4. Inserção da Armação

Com o furo preenchido pelo concreto fresco, a armadura é totalmente inserida, buscando seu correto posicionamento e evitando contato com as paredes do fuste da estaca. Para isso, a armação deve ser dimensionada com o uso de espaçadores, afunilamento da ponta e cobrimento adequado. Além disso, o concreto deve apresentar um slump que garanta a fluidez necessária, conforme a norma vigente.

5. Estaca Finalizada

Após a concretagem e a inserção da armação, a estaca está concluída.

O objetivo principal é diminuir o desconfinamento do solo durante a perfuração. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada. A armação é sempre inserida após a concretagem da estaca. Permite a execução em solos com presença de nível d’água.

Principais vantagens:

– alta produtividade;
– sistema de monitoramento integrado;
– alto controle tecnológico;
– versatilidade;
– execução de diversos diâmetros;
– execução de estacas em presença de nível d’água.

Compartilhar