Você sabe como é realizado o transporte de perfuratrizes? Um dos grandes desafios iniciais do processo de fundação está na mobilização das máquinas. Um transporte eficaz é aquele que ocorre dentro do tempo programado, com segurança e não exige nenhum retrabalho.
Os profissionais da construção civil que já estiveram presentes na etapa de fundação e/ou contenção de uma obra, muito provavelmente já viram as perfuratrizes que executam esse tipo de serviço.
Estamos falando de equipamentos que pesam toneladas e se movimentam através de esteiras, o que significa que não podem sair andando por aí nas ruas, pois causariam certos danos à pavimentação. Com isso, precisam de carretas especiais para serem transportados.
Principais desafios no transporte de perfuratrizes
Este transporte envolve alguns desafios, dentre eles a logística para acessar os centros urbanos, a quantidade de peças que são transportadas para a sua montagem e a segurança em toda essa operação.
Variação das máquinas
Antes de falarmos sobre as peculiaridades dos transportes, é importante conhecermos os equipamentos. Basicamente, as variações entre os tipos de perfuratrizes estão relacionadas ao peso, dimensões e a quantidade de acessórios que elas precisam para serem montadas.
Para o presente artigo, vamos dividir as perfuratrizes em três modalidades:
- Perfuratrizes de pequeno porte (pesam até 10 toneladas);
- Perfuratrizes de médio porte (pesam entre 10 e 20 toneladas);
- Perfuratrizes de grande porte (pesam acima de 20 toneladas).
Pequeno e Médio Porte
O acesso das perfuratrizes de pequeno e médio porte nos centros urbanos é um pouco menos complexo, pois geralmente são transportadas em caminhões de modalidade prancha truck e bitruck. Esse fato, inclusive, é uma vantagem de logística destes equipamentos, pois barateia o custo de mobilização e os equipamentos conseguem acessar (quase) todas as localidades, incluindo condomínios fechados, que geralmente possuem restrições de carga para o tráfego e vias de acesso mais estreitas.

Grande Porte
Já as perfuratrizes de grande porte têm uma logística mais complexa, elas somente podem viajar nas estradas durante o dia, e por vezes, com o uso de veículos batedores para auxiliar. Em contrapartida, quando chegam nas cidades, só conseguem adentrar no período noturno, quando as áreas comerciais estão mais vazias, facilitando o acesso e manobra das carretas.
Alguns cuidados devem ser antecipados nesse transporte: a verificação do trajeto (se possui algum viaduto com limitação de altura) e/ou se as fiações dos postes têm altura suficiente para que o conjunto caminhão mais equipamento consiga passar.
Para algumas situações, a entrada da carreta deve ser programada antecipadamente com o departamento de trânsito local, sendo por vezes, necessário transitar pela contramão e interromper o trânsito local por um certo período de tempo.
Transporte completo
Além do transporte da perfuratriz, devemos também transportar as peças que vão ser usadas para montá-la, uma vez que é necessário transportar o equipamento desmontado. Sendo assim, outra mobilização que também ocorre é o das peças.
Para as perfuratrizes de pequeno e médio porte, as peças podem ser transportadas juntas com o equipamento, que novamente se torna uma vantagem logística para essa modalidade, barateando o custo e facilitando a sua mobilização.
Já nas perfuratrizes de grande porte, as peças e acessórios são transportados em uma carreta separadamente, tornando-se assim uma mobilização com o valor mais elevado, devido à necessidade do transporte adicional.
Ainda sobre o transporte das peças e acessórios, temos que ser bastante eficazes; um transporte eficaz é aquele que ocorre dentro do tempo programado e que não exige retrabalho, ou seja, é feito com uma excelente gestão e muita atenção aos detalhes, pois qualquer esquecimento exige um novo traslado, que significa um alto prejuízo. Por isso, como processo de otimização, é interessante existir checklists de conferência de carga para que nada seja deixado para trás.

Detalhes importantes
Segurança: Na hora de subir e descer com o equipamento na rampa das carretas, devemos ter o cuidado de isolar a área e inspecionar a integridade da própria, a fim de garantir que ela esteja segura e aguente o peso da perfuratriz que passará por ela.
Além disso, a mobilização das peças requer o uso do caminhão munck para içamento de carga e descarga, o que exige cuidados com carga suspensa e uso adequado de todos os EPIs. (Equipamento de proteção individual).
Conclusão
Como podemos ver, o transporte de uma perfuratriz é desafiante e possui as suas peculiaridades. Para quem chega na obra e se depara com o equipamento montado e operando, não imagina todo o trabalho envolvido até aquela etapa. É importante ter a garantia de excelência em todas as etapas do seu empreendimento, portanto conte sempre com a Gontijo Fundações para obter o merlhor resultado!